top of page

Manutenção de Subestação
NÃO CONTRATE SERVIÇOS DE SUBESTAÇÕES ANTES DE LER ESSE ARTIGO.

20181030_171852_edited.jpg

A subestação de energia, ou cabine primária de um empreendimento é responsável pela distribuição da energia elétrica para os diversos setores do mesmo. Podemos afirmar que a subestação é o "coração" do empreendimento, haja vista que sem ela, nenhum setor do empreendimento terá energia elétrica. 

Por ter uma importância tão vital no processo, é necessário que se dê a devida importância a esta parte tão fundamental do empreendimento.

O que é Subestação de entrada, ou Cabine Primária?

O que é Subestação de entrada, ou Cabine Primária?

Subestação de entrada ou Cabine Primária, é o setor que faz a conexão do sistema elétrico da empresa à concessionária fornecedora de energia, em média ou alta tensão.

A Subestação é necessária para consumidores industriais, comerciais, condomínios ou qualquer outro estabelecimento que possuam carga instalada acima de 75KVA. 

Quais são os tipos de Subestações de entrada?

As Subestações de entrada podem ser dos seguintes tipo:

Subestação simplificada

Define-se por Subestação simplificada, a subestação que possui um único transformador trifásico, sendo este, de no máximo 300kVA de potência, com proteção por fusíveis e para-raios no lado da média tensão e por disjuntor no lado da baixa tensão. Além da medição ser feita no lado da baixa tensão também. Comumente montado em poste, porém, algumas  concessionárias não aceitam mais este tipo de montagem, exigindo que a estrutura seja montada em uma subestação abrigada ou até mesmo a instalação de uma subestação blindada.

Subestação convencional

A Subestação convencional, é a Subestação para atender um sistema que possua mais de um transformador ou um único transformador trifásico com capacidade acima de 300kVA. A proteção e a medição são efetuadas no lado da média tensão, sendo a proteção efetuada por meio de disjuntor de média tensão acionado através de relés.

Subestação blindada

São conjuntos blindados fabricados para utilização em entradas consumidoras, tanto simplificadas, quanto convencionais. Deve ter o seu projeto homologado previamente na distribuidora de  energia.

Quais são os tipos de Subestações de entrada?
4441.JPG

Subestação convencional

4152.JPG

Subestação blindada

Quais as vantagens da instalação de uma Subestação?

A instalação de uma Subestação em tensão primária pode otimizar o uso da instalação elétrica. Dentre as vantagens obtidas pela instalação de uma Subestação em tensão primária destaca-se:

  • Controle da potência de energia;

  • Tarifas mais baratas;

  • Maior controle na distribuição da energia;

  • Praticidade e segurança do usuário.

Quais as vantagens da instalação de uma Subestação?

Como obter uma Subestação em tensão primária?

Como obter uma Subestação em tensão primária?

Os consumidores que tiverem a necessidade de instalar uma Subestação no seu empreendimento deverá primeiramente, consultar uma empresa especializada em projetos de Subestação de entrada para avaliar a situação, e entrar com os trâmites necessários junto a concessionária local e posteriormente desenvolver o projeto da Subestação.

As Subestações de entrada precisam de manutenção?

Para que seja assegurado o bom funcionamento e a segurança do sistema, é necessário que seja feita manutenções preventivas periódicas, ou manutenções corretivas sempre que seja constatada a sua necessidade.

É de extrema importância que os empreendimentos que possuam uma Subestação, mantenham um programa de manutenção preventiva periódica para garantir o bom funcionamento e a segurança do sistema.

As Subestações de entrada precisam de manutenção?

Como é feita a manutenção preventiva das Subestações?

As manutenções em Subestações carregam um grau de dificuldade nas suas execuções. Isso ocorre porque geralmente os componentes das subestações não evidenciam a existência de um problema. Por isso é importante que os profissionais envolvidos sejam qualificados para analisar de maneira correta cada componente da subestação.

Aqui mostramos os principais passos na manutenção da subestação: 

  • Manutenção preventiva, devendo ser feita em todos os dispositivos da subestação;

  • Verificação igual de todos os dispositivos, com eventuais reformas e reparos diretos, quando necessários;

  • Ensaios elétricos em cada equipamento;

  • Verificação e reaperto de todas as conexões;

  • Limpeza de todos os componentes;

  • Verificação de possíveis surgimentos de trincas nos isoladores.

Na manutenção da subestação existem várias outras práticas importantes, desde as mais simples como limpeza e conservação até as mais complexas. Porém, é sempre importante que qualquer intervenção e manutenção de subestação seja feita por empresa e pessoal totalmente qualificado para a execução dos procedimentos.

Como é feita a manutenção preventiva das Suabestações?

AGENDE JÁ UMA VISITA TÉCNICA

toppng.com-logo-whatsapp-branco-png-icon
bottom of page